sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O Geladao Nas Transmissões de Rádio

Por Editor do Site:

O assunto de hoje é o "Geladão" o que é o Geladão?

Trata-se de uma transmissão feita no estudio de uma emissora de rádio ou TV como queiram.

Hoje em dia muitos ouvintes de rádio no caso os mais antigos estão reclamando desse tipo de transmissão e porque?

A transmissão nao tem aquela emoção de voce tá dentro do gramado, a transmissão fica sem emoção, fica mais robotica, e as vezes um "som falso" de torcida nesse tipo de transmissão feita no estudio chamada de geladão para que o ouvinte pense que o jogo está sendo feito diretamente do estádio.


Antes quando voce nao tinha internet, TV A CABO, CELULAR essas coisas todas as rádios iam aos estadios fora do estado de origem no caso citaremos o Rio de Janeiro. As rádios cariocas na decada de 70, 80 iam aos estádios fora do Rio com equipe completa aos estádios. Era bom aquele tempo porque o torcedor quando ouvia a partida no rádio sentia a emoção do estádio como se estivesse dentro do gramado era bom, magico tinha aquela magia toda.

Hoje em dia com essa tecnologia toda, de TV A CABO, INTERNET, CELULAR, a propria TV em si os executivos das emissoras de rádio nao digo todos e sim alguns pensam que nao precisam hoje em dia mandar equipe completa para o estádio e sim mandar apenas o reporter de campo mais o operador para um estádio fora do Rio de Janeiro e nao o narrador o comentarista e o reporter mais o operador. Para os executivos as despesas seriam maiores mandando equipe completa e só mandando o reporter e o operador a despesa e menor, algumas rádios nem reporter e operador mandam porque nao tem como bancar as despesas todas isso até mesmo desanima o narrador esportivo e o comentarista esportivo de hoje em dia que vai acabar se acostumando a fazer geladão pro resto da vida ao menos que ele troque de emissora na qual ela pode bancar a viagem de uma equipe inteira.

Hoje em dia no Rio de Janeiro somente a CBN manda equipe completa aos estádios, narrador, reporter, comentarista e operador algumas so mandam o reporter e o operador pelo que discutimos acima a questao de despesas.

A maioria dos profissionais que se formos pensar assim os mais novos que estão entrando no rádio do Rio perguntem quantas vezes foram a estádios fora do Rio? Se um dia forem e quando eles forem contratados por uma emissora que possa bancar a viagem desses profissionais aos estadíos de fora do Rio de Janeiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário