domingo, 6 de outubro de 2013

Slogan, Bordao, GRITO DE GOL, tem dono ? Curiosidades de alguns bordoes criados pelos narradores esportivos do Brasil

Por Editor do Site:

Resolvi fazer esse artigo porque fica uma duvida em minha cabeça em relação a locutores esportivos de rádio, TV que narram gols criam bordoes e assim vai se esses bordoes sao registrados oficialmente e porque alguns profissionais ousam em copiar para tentar nao serem originais.

O primeiro bordao que me chamou atenção é o "É FESTA" grito de gol do narrador Rodrigo Campos da Rádio Manchete, bem criativo o grito de gol do narrador titular da Rádio Manchete. So que um outro profissional de outra emissora gritou gol identico a Rodrigo Campos, seu nome é Gonçalo Luiz da Familia FM da equipe MOSAICO ESPORTIVO liderada por Marcelo Barros no jogo Coritiba x Flamengo no segundo gol rubro-negro ele falou "É FESTA" e ficou um filme em mente será que esse bordao "É FESTA" qualquer um pode gritar? Sabendo que esse grito de gol é de RODRIGO CAMPOS da Rádio Manchete.. Será que Rodrigo vai tomar providencias em relação a isso nao se sabe

O segundo bordao que me chama atenção tambem mais esse "Tá na Rede" grito de gol de Oswaldo Maciel da Rádio Transamérica de São Paulo, esse bordao e usado por diversos profissionais de rádio e TV são vários dentre eles o narrador da Rede Bahia (GLOBO-BA e SPORTV) Thiago Mastroiani, Mauricio Moreira da Super Rádio Brasil do Rio de Janeiro inclusive Mauricio foi chamado atenção por usar em sua narração de gol o "Alegria Alegria" que é de Garcia Junior na qual nao gostou muito disso. 

Slogan de jornada esportiva, nao causou polemica mais a Rádio Globo teve que as pressas tirar o slogan FUTEBOL SHOW e mudar para Rádio Globo Futebol Clube sabendo que a marca Futebol Show pertence a José Carlos Araujo o Garotinho hoje na Bradesco Esportes.

Teve narrador até que imitava outro narrando grito de gol identico a Edson Mauro e tambem narrando igual ao saudoso Doalecey Camargo esse narrador era Paulo Roberto Braga. 

Hoje em dia os profissionais nao estao sabendo criar e sim copiar os outros falta criatividade nos profissionais que hoje entram na cronica esportiva nao tao sabendo criar bordoes e slogans proprios mais diria o velho Chacrinha "NADA SE CRIA SE COPIA"

Gritos de gols que hoje todos gritam e nao tem registro de ninguem seria "É GOL" "TÁ LÁ" "Olha o GOL" "Marcou" "GOL GOL" "Tá lá dentro" .

Um que até onde sei nao foi narrado por ninguem foi "DEU REDE" de Luis Carlos Monteiro narrador da Fluminense AM.

O grito de gol "Lá Dentro" de Carlos Borges da Nacional AM e da TV Brasil tambem nao foi narrado por ninguem.

E o que falar do João Guilherme hoje narrador do FOX SPORTS, que tem slogans famosos como "TUDO DE BOM PRA VOCE" quando abre uma transmissao quando fala "Que Desagradavel" quando um jogador comete uma falta desnecessaria ou erra uma jogada que pode resultar em gol. No seu grito de gol João já gritou de tudo na TV sempre gritava direto gol depois começou a falar na TV o que todos os narradores hoje fazem que é gritar "é gol" e no rádio João Guilherme gritava "É Saco" mais esse grito ja saiu de um outro grande narrador do rádio do Rio tambem gritava assim era Odair Junior na epoca que narrava na FM 94 (Atual Roquette Pinto FM), depois de um tempo passou a gritar "ACERTOU" grito de gol que Batista Junior usa na Rádio Manchete e Flávio Ferreira na Rádio Friburgo AM.

Alguns narradores no passado criaram bons slogans como "Tá no Filó" "Tá no Placar" "No Fundo do Barbante" e assim sucessivamente

Um grito de gol tambem que nao foi narrado por ninguem e esse a torcida do Atlético-MG conhece é "CAIXA" de Mário Henrique que é conhecido como Mário Henrique O Caixa da Rádio Itatiaia.

Outro grito de gol recem criado foi o "PASSOU" de José Manoel de Barros da Jovem Pan na hora que grita gol.

Mais outros gritos de gols curiosos no Nordeste, "METEU" de Gomes Farias na Rádio Verdes Mares e "Nasceu" de Silvio Mendes da Rádio Sociedade da Bahia são os gritos de gol mais curiosos e interessantes que esses dois profissionais criaram em suas transmissoes.

Outros gritos de gol por ai que muitos criam mais outros copiam slogans bordões que infelizmente os profissionais que criaram alguns ou nao registraram ou registram e mesmo assim alguns saem copiando.

Pergunta-se

SLOGAN, BORDAO, GRITO DE GOL tem dono?



Um comentário:

  1. E disso que o povo gosta! Januario de Oliveira na TV Band Rio.

    ResponderExcluir