domingo, 28 de novembro de 2010

Cobertura das rádios cariocas e da TV na guerra do trafico no rio

Por Editor do Site:

A cobertura da Guerra no trafico no Rio nas rádios cariocas e na TV, foram bem trabalhadas.

A Rádio Globo merece todos os creditos dessa cobertura jornalistica parou quase toda sua programação para informar sobre a guerra do Rio, e chegou a quebrar a Voz do Brasil 3 dias ou seja apos as 19hs a emissora da Gloria continuava sua cobertura jornalistica era Mauricio Bastos que comandava o horario das 19hs nessa cobertura especial. Nesse domingo Alexandre Ferreira ficou 5 horas no ar de 07hs as 12hs na cobertura da emissora na guerra. Destaque para os reporteres Robson Audir, Silvana Maciel e Genilson Araujo que do ar nao deixou escapar nenhum detalhe.

A Band News FM tambem fez otima cobertura no horario das 9hs ate as 11hs, no horario que o Rio fica mais sintonizado na Band News FM com Ricardo Boechat, Rodolfo Schineider e Mario Dias Ferreira, sendo que nessa cobertura Schineider estava ausente. Mario Dias e Boechat deram conta do recado e teve um numero recorde de ligação dos ouvintes a Band News FM.

A CBN seguiu o mesmo de sua irma Rádio Globo, quebrou A Voz do Brasil, e prestou serviços nos dias que começaram os ataques terroristas o CBN Rio focou totalmente a Guerra sendo que em alguns horarios a CBN nao exibia os programas da rede dando enfase a cobertura da Guerra no Rio.

A Super Rádio Tupi nao parou a programaçao nem quebrou A Voz do Brasil seguiu sua programação normal so mostrava flashes com sua equipe de jornalismo nao quebrou o protocolo, mais deveria ter feito isso para poder a emissora prestar serviços a comunidade.

Essas foram as coberturas das rádios cariocas, nessa guerra do trafico no Rio, que ainda nao acabou mesmo a policia e as forças armadas terem tomado o conjunto do Complexo do Alemao e a Vila Cruzeiro na Penha.

Alguns especialistas dizem que a imprensa televisiva (TV Globo e Record) foram culpadas de ficarem com seus respectivos helicopteros perto da Vila Cruzeiro filmando as ações dos policiais, com intuito dos traficantes fugirem e saberem atraves de celulares com TV DIGITAL aonde os policiais estavam. Fica a pergunta se a imprensa nao estivesse mostrando as ações dos policiais como a população saberia do fato, como poderia se informar sobre o ocorrido.

O SBT Rio, fez uma otima cobertura em terra, mostraram os policiais entrando na Vila Cruzeiro com os tanques da marinha. So que a emissora so exibia a cobertura durante o SBT Rio na ocasiao apresentado por Luiz Bacci (hoje recem contratado da Record).

A Record tambem fez uma otima cobertura, apos o Tudo a Ver com Tina Roma, a emissora quebrou o protocolo e mostrou durante 4 a 8 horas a guerra do Rio sendo que na sexta feira o Tudo A Ver nao foi exibido e o Balanço Geral foi ate as 15hs, e dentro dessa cobertura havia uma grande confraternização entre os apresentadores dos telejornais locais da Record Rio, dentre eles estiveram Fabio Ramalho, Aline Pacheco, Gustavo Marques e Wagner Montes e a participação dos reporteres do jornalismo da Record todos vestidos a rigor e tambem convidados dentre eles o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), e o comentarista de segurança Paulo Cesar Amendola ( O Fundador do Bope).

A Rede Globo foi muito mais alem, deixou de exibir o Globo Esporte, Video Show, Vale A Pena Ver de Novo e Malhaçao para fazer a cobertura da guerra intitulada de O Rio Contra o Crime a cobertura ia desde do RJ TV 1ª Edição parava para o Jornal Hoje mais dentro do JH, havia foco na guerra do trafico do Rio, e apos o Jornal Hoje entrou a ediçao especial do RJ TV na cobertura da violencia no Rio, estiveram nessa cobertura os apresentadores Ana Paula Araujo, Márcio Gomes, Edmilson Avila e Vandrey Pereira, e teve os comentarios de segurança de Rodrigo Pimentel (Ex-Chefe do Bope) que podemos afirmar que foi um dos melhores comentarios nessa cobertura, Rodrigo falava do esquema de como a policia entraria no morro e tambem de como a policia agiria e tambem das atitudes de Jose Mariano Beltrame. A cobertura da Rede Globo foi de 11h45 as 18hs sendo que as 13hs entrava normalmente o Jornal Hoje, apenas na sexta feira o Video Show foi exibido e em seguida voltou a cobertura da Globo da violencia no Rio.

A imprensa fez um otimo papel nessa cobertura da violencia do Rio, as emissoras tanto de radio quanto TV fizeram seu papel e com certeza continuaram fazendo pode ter a policia ter dominado as entradas no Complexo do Alemao e ter dominado a Vila Cruzeiro mais a guera nao acabou ainda, muita coisa pode acontecer, e nem sempre tamos seguros disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário