terça-feira, 16 de março de 2010

A História do Liquidificador

Conheçam a historia de um dos eletrodomésticos mais usados pelas donas de casa, e pelas lanchonetes de todo o Brasil.
Conheçam a história do Liquidificador

O liquidificador é um utensílio culinário elétrico que serve para transformar em puré uma grande variedade de alimentos.
Antes de sua criação, era muito difícil e trabalhoso cortar alimentos em minúsculos pedaços e misturá-los com relativa perfeição.
Os primeiros liquidificadores surgiram em 1904, nos Estados Unidos. O modelo era uma espécie de liquidificador misturado com batedeira. O mesmo continha um motor elétrico movido à correia de transmissão, tendo sido usado principalmente na mistura de substâncias químicas e na fabricação de milk-shakes. Em 1910, surgiram os primeiros liquidificadores para uso doméstico.

Toda a inconveniência de ter um enorme motor acoplado a uma pequena peça acabou em 1931, quando o primeiro liquidificador com motor próprio - e muito menor - foi fabricado e comercializado em Chicago, nos
EUA.

Foi inventado em 1922 por Stephen Poplawski e é basicamente formado por uma base com um motor elétrico que faz rodar um pequeno conjunto de lâminas no fundo de um recipiente onde se colocam os alimentos para triturar.

Um aparelho relacionado com este é a varinha mágica, em que o copo está separado do motor/cortador.
Hoje em dia algumas lanchonetes, padarias usam os chamados liquidificadores industriais que tem mais potencia e resistencia.
Veja abaixo alguns modelos de liquidificadores da decada de 80 em diante.


Liquidificador Arno da decada de 80 e 90






Liquidificador Arno do ano 2009

Liquidificador Industrial de 2000 usados em lanchonetes e bares

Nenhum comentário:

Postar um comentário