quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Biografia dos Grandes Astros: Programa Haroldo de Andrade

Conheça a história do Programa Haroldo de Andrade que foi conduzido pelo saudoso Haroldo de Andrade de 1960 a 2008 e hoje é conduzido por Haroldo de Andrade Jr filho do Mestre Haroldo.

O Programa Haroldo de Andrade foi uma atração radiofônica, que durante mais de 30 anos foi o mais bem sucedido programa de rádio do Brasil. Criado por Haroldo de Andrade no Rio de Janeiro na década de 1960, foi o pioneiro em permitir a participação interativa dos ouvintes, que podiam ter sua voz e suas opiniões irradiadas ao vivo, sem cortes, através do telefone, pedindo músicas, inquirindo entrevistados e concorrendo a prêmios.

A atração foi irradiada sempre no horário matinal. Seu prefixo tradicional é uma versão do "Concerto Nº 1 para Piano e Orquestra de Tchaikovsky", adaptado pelo band-leader norte-americano Ray Coniff.

Com quadros de utilidade pública, prestação de serviços, dicas caseiras, previsão meteorológica, jornalismo e entrevistas, o carro-chefe da atração eram os "Debates Populares", onde figuras de destaque dos meios médicos, jurídicos, artísticos, políticos e sociais debatiam pautas jornalísticas.


Vários produtores foram responsáveis, em diferentes períodos pela atração. Os mais conhecidos e duradouros foram o jornalista
Áureo Ameno, que era responsável pelas pautas dos Debates Populares e os jornalistas Hélio Tys e Eliete Beleza, que produziam a crônica “Bom Dia de Haroldo de Andrade”, de abertura do programa.


O Programa Haroldo de Andrade passou pelas emissoras Bandeirantes, Globo (em dois períodos) e Rádio Haroldo de Andrade.


Na fase final do programa, quando Haroldo encontrava-se em tratamento de saúde, a apresentação coube a seu filho Wilson Andrade. Após a morte do titular, em 1º de março de 2008, o Programa Haroldo de Andrade foi conduzido por Haroldo Júnior, o "Haroldinho", até o encerramento da emissora, um mês depois.


Atualmente, “Haroldinho” conduz o ‘’Programa Haroldo de Andrade’’ na Rádio Tupi AM do Rio de Janeiro.



Haroldo de Andrade comandou o Programa Haroldo de Andrade de 1960 a 2008
nas Rádios Bandeirantes, Globo e Haroldo de Andrade
Haroldo de Andrade Junior hoje comanda o Programa Haroldo de Andrade na Super Rádio Tupi .

Um comentário:

  1. EU GOSTAVA MUITO DO BOM DIA COM HAROLDO DE ANDRADE

    E VAI AI UMA SUGESTÃOPARA O HAROLDINHO FAZER O MESMO NO PROGRAMA DELE

    ResponderExcluir