quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Biografia dos Grandes Astros: Francisco Barbosa



Conheça Francisco Barbosa, comunicador da Super Rádio Tupi que comanda seu programa de segunda a sabado de 9hs as 12hs.

Francisco de Souza Barbosa Júnior (Juiz de Fora, Minas Gerais, 19 de março de 1958) é um locutor e dublador brasileiro.

Começou sua carreira na sua cidade natal, em 1973, pela Rádio Difusora de Minas, como locutor comercial e apresentador de programas como "Pneubrás, você e a música". Ainda na década de 70, trabalhou pela Rádio Sociedade de Juiz de Fora, onde apresentou o "A Caminho De Um Novo Dia". Também chegou a ser a voz oficial da emissora.

Em 1981, Francisco recebe uma irrecusável proposta da Rádio Cidade e se muda para o Rio de Janeiro, para ocupar o horário de 2 às 6 da manhã. Depois, apresentou os programas DJ's Parade e Rock Laser na Rádio Del Rey FM. Ainda trabalhou nas rádios Nacional FM, Estácio FM, RPC FM e Globo FM, sendo que, em 1986, enquanto apresentava programas por esta última, recebeu um convite do locutor Haroldo de Andrade para cobrir suas férias nos Debates Populares na Rádio Globo AM. Agradou tanto que foi definitivamente contratado pela emissora em 1986.

Após fazer pontas no programa Paulo Giovanni, Barbosinha, como é conhecido, ganhou seu próprio programa em 1988: o Show da Manhã. Na época, descobre dois promissores humoristas: Maurício Menezes e Hélio Júnior, que o acompanharam desde então, além do sonoplasta Paulo Roberto Palácio.

Ainda no final dos anos 80, na Herbert Richers, trabalhou como dublador, sendo o Tygra, dos Thundercats, seu personagem mais marcante nessa categoria. Ainda narrou histórias da Disney.
Em 1995, o programa muda de horário e de nome, transformando-se no Programa Francisco Barbosa, que é então líder de audiência no horário de meio-dia às três da tarde. O sucesso é tanto que, em 1998, o programa ganha uma reprise, de meia-noite às três da manhã, com o mesmo programa exibido à tarde e apenas um diferencial: as notícias atualizadas.


Entre 1999 e 2000, foi membro da equipe humorística do programa Plantão de Notícias, liderado por Maurício Menezes e Hélio Júnior, quando este era exibido na CNT.

Em Novembro de 1999, após algum atrito com o então diretor de programação da rádio, Barbosa deixa pela primeira vez a Rádio Globo e encerra um ciclo, já que também acabou aí a parceria no rádio com Maurício e Hélio, que prosseguiram com o grupo de humor Plantão de Notícias.

Em 2000 estréia na relativamente pouco expressiva Rádio Carioca AM, fazendo parcerias com
Paulo Martins, mas participará pouco do programa, já que se candidata a vereador pelo PSDB. É eleito suplente e chega a assumir uma cadeira na Câmara de Vereadores, mas logo renuncia ao cargo.

Em 2001, começa a apresentar o Super Debate Tupi, na Super Rádio Tupi, onde se destacou a cobertura que fez ao atentado de 11 de Setembro. Mas ao final do ano, aceita uma proposta da Rádio Globo e começa a apresentar o Boa Tarde Globo, programa de variedades que também fez sucesso.

Em 2005, é dispensado pela emissora em favor de Marlene Mattos, mas no ano seguinte volta a Rádio Tupi para apresentar o Programa Francisco Barbosa, que está no ar de 9 da manhã ao meio-dia de segunda a sábado.

É casado com a ex-modelo e cantora Nina Rosa, com quem tem os filhos Francisco, Felipe e Frederico. É pai ainda de Bruno e Priscilla, de relacionamentos anteriores.

Um comentário:

  1. Queria Ver a História ou biografia dos comunicadores loureiro neto e roberto canázio no blog.

    ResponderExcluir